21 de junho de 2011

SINDJUS e CUT realizarão ato público pela democratização da Justiça

Na última semana, Aníbal Lins e Fagner Damasceno, diretores do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus), estiveram reunidos com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para discutir formas de atuação conjunta para democratização da Justiça maranhense, além de outros assuntos de interesse comum.

No dia 06 de julho, os servidores da Justiça realizarão paralisação de advertência por 24 horas, como protesto pela falta de respostas satisfatórias por parte da direção do TJMA à pauta de reivindicações da categoria. Entre estas destacam-se o envio de projeto de lei para a Assembléia Legislativa com a garantia de data base e reposição das perdas inflacionárias dos servidores, garantia ainda do pagamento dos 11.98% da URV para todos e correção do auxílio alimentação e auxílio saúde dos servidores, e a correção também da indenização de transporte dos oficiais e comissários de justiça.

Fonte:Sindjus

Também no dia 06 de julho, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que é a maior central sindical da América Latina, realizará uma mobilização nacional com seus sindicatos em defesa de uma pauta de reivindicações, que inclui a redução da jornada de trabalho, a regulamentação da negociação coletiva no serviço público, o fim das demissões imotivadas na iniciativa privada, do fator previdenciário, do trabalho escravo e o combate às terceirizações.

No Maranhão, os sindicatos cutistas decidiram incluir na sua pauta de reivindicações a luta pela democratização e pela moralização da Justiça. Por esse motivo, os dirigentes do Sindjus decidiram unificar suas atividades com os protestos programados pela CUT. Até lá, os dirigentes do Sindjus realizarão atos públicos nas principais cidades do estado e ampla campanha na mídia local, intensificando a mobilização da categoria e divulgando a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

As atividades organizadas pela CUT se concentrarão na Praça Deodoro, em São Luís, de onde os sindicalistas seguirão em marcha rumo à Praça Pedro II para realizar um ato público em frente ao Tribunal de Justiça. Por sua vez, os servidores do TJ-MA se concentrarão nas portas dos fóruns em todas as comarcas do estado. Na capital, os trabalhadores da Justiça ficarão concentrados no Fórum “Desembargador Sarney Costa”, de onde sairão para se somar aos militantes da CUT no ato público da Praça Pedro II.

A administração do TJMA sinaliza com o pagamento das perdas inflacionárias dos servidores apenas em 2012 e garante o reajuste do auxílio alimentação apenas para agosto de 2011. E firma posição de aguardar decisão judicial sobre o pagamento dos 11.98% da URV para incorporação desse índice aos vencimentos de todos os servidores.

Porém um grupo de assessores do presidente Jamil Gedeon obteve a incorporação integral dos 11.98% aos seus vencimentos em tempo recorde. Isto gerou indignação entre os servidores, que reivindicam tratamento isonômico e também não se conformam com a política de reajuste zero para os auxílios pagos à categoria pela administração do Tribunal de Justiça.

Esses fatos aproximaram o SINDJUS da CUT, que decidiram unir forças pela democratização da Justiça maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário