3 de julho de 2015

Presidente do SINPROESEMMA participa do Seminário do Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio

 

PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MEDIO dia 30 de junho de 2015 ufma julio pinheiro20150630_0144
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, participou, na manhã desta terça-feira, dia 30, da mesa de abertura do III Seminário Estadual do Programa Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que ocorreu no Auditório do Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão. Durante o encontro, a Secretaria de Estado da Educação, a Universidade e o SINPROESEMMA se comprometeram em defender a manutenção do programa no estado.

A secretária de Educação, Aurea Prazeres, destacou o papel do pacto na formação dos educadores maranhenses nos 217 municípios e disse que o programa é fundamental para desenvolvimento do estado.
 
“Esse é um momento ímpar para educação do Estado. Oportunidade de socialização de experiências, consolidação de um processo de formação continuada no Maranhão, alinhamento das questões de sala de aula e, sobretudo de fortalecimento da macropolítica de educação do Estado ‘Escola Digna’, dentro dos eixos formação continuadas e ensino médio”, destacou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.
 
Por outro lado, a secretária pediu apoio das entidades, em especial do SINPROESEMMA, para que façam uma campanha contra o reajuste fiscal que ameaça os recursos destinados ao pagamento de bolsas e custeio de materiais didáticos.

O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, atendeu ao pedido da secretária se comprometeu em somar forças ao lado do governo do estado para que os cortes dos recursos federais não comprometam a oferta do programa no Maranhão. “A formação continuada é uma bandeira da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e vamos unir forças para garantir os recursos necessários para a formação dos nossos professores”, ressaltou.
 
Pacto positivo A professora da rede estadual, Sabrina de Matos, que participa do pacto como orientadora de 34 professores no município de Carolina, sul do estado, explica que o pacto vem para atender a uma antiga demanda dos profissionais que desejam se aperfeiçoar.
 
Segundo Sabrina, os resultados das duas primeiras etapas já realizadas são perceptíveis no Centro de Ensino Médio Sertão Maranhenses, onde trabalha, pois os professores já estão sabendo utilizam ferramentas tecnologias que, antes do pacto, só conheciam por meio do nome.
 
Para melhorar ainda mais o pacto, a docente revelou que, ao longo do programa, incluiu os alunos nos debates com os professores, o que ajudou no compartilhamento de informações e na consolidação de metas para elevar os indicadores educacionais.
 
Fonte: sinproesemma

Nenhum comentário:

Postar um comentário