14 de julho de 2015

Reuniões para tratar de pauta específica do Executivo são esperadas para a próxima semana

A Condsef espera que a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento confirme um calendário de reuniões para dar retorno às pautas específicas da maioria dos servidores do Executivo já a partir da próxima semana.

Nas mais de 20 reuniões que ocorreram entre maio e junho, a SRT informou que as propostas recepcionadas seriam analisadas por setores do governo para que então fossem apresentadas respostas formais. Informou ainda que a intenção era concluir os processos de negociação até este mês de julho.

Em todos os estados, servidores da base da Condsef devem participar de assembleias para avaliar o processo de negociações com o governo que segue em aberto. Uma nova plenária nacional da maioria dos servidores do Executivo está agendada para o próximo dia 18 quando a categoria avalia a necessidade de deliberação de greve geral a partir do dia 22 de julho.

Na última reunião ocorrida no Planejamento, o secretário da SRT, Sérgio Mendonça, disse que o governo está aberto a debater outras pautas urgentes para os servidores. Entre elas: a política de ajuste nos principais benefícios do Executivo (auxílio-alimentação, plano de saúde, creche) que estão bastante defasados em relação aos outros Poderes; o debate sobre a Convenção 151 que regulamenta a negociação coletiva no setor público, além de afirmar que o governo não tem uma posição fechada com relação a uma proposta dividida em quatro anos e pode debater a redução desse prazo.

No entanto, Mendonça destacou que a margem para flexibilizar os percentuais de reajuste já apresentados (21,3% em 4 anos) é mínima. Apesar da sinalização positiva com relação ao debate de outras pautas importantes para a categoria, nenhuma proposta concreta foi apresentada.

Fonte: Condsef

Nenhum comentário:

Postar um comentário