19 de novembro de 2015

Em reunião SINTSPREV-MA trata da gratificação SUS dos cedidos do Ministério da Saúde

Em reunião SINTSPREV-MA trata da gratificação SUS dos cedidos do Ministério da SaúdeNa última segunda-feira (16), uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (SINTSPREV-MA) participou de uma reunião com o deputado federal Zé Carlos (PT-MA), com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco e com o assessor parlamentar Paulo Sabá que na ocasião representou o deputado estadual, Zé Inácio (PT-MA). A reunião teve como objetivo tratar do retorno do pagamento da gratificação SUS aos cedidos do Ministério da Saúde para o Governo do Estado e que estão lotados em Unidades de Saúde. Representaram o Sindicato os diretores: de Assuntos Jurídicos, Evélson Euzébio da Silva; de Comunicação, Eliene Costa e Joanilde Pires e de Formação e Política Sindical, Maria da Penha Figueiredo.
O deputado Zé Carlos destacou a importância do retorno da gratificação como um ato de valorização desses servidores. “Esses servidores tiveram no ano passado esse corte significativo em seus orçamentos. O que compromete não só a sua renda familiar, mas, com certeza influencia na prestação de serviço à sociedade, uma vez que não se sentem mais valorizados”, disse.
O secretário Marcos Pacheco afirmou aos presentes que tem total interesse em resolver essa situação. E afirmou que se for protocolado um processo para esse fim, será dada a celeridade devida ao mesmo. “A formalização do processo é necessária, uma vez que precisamos garantir o pagamento desse passivo, para tanto precisamos agir conforme a legislação orçamentária e administrativa”, explicou.
A diretora de Formação e Política Sindical, Maria da Pena Figueiredo, acentuou que a formalização o processo resguarda os direitos da categoria. “Somos centenas de trabalhadores nesta situação e com certeza a formalização do processo irá dar uma resposta a esses profissionais que estão se sentindo desvalorizados em seus locais de trabalho”, comentou.
A assessoria jurídica do SINTSPREV-MA já está trabalhando na elaboração do documento que nos próximos dias será protocolado na Secretária Estadual de Saúde.
Insalubridade
Uma outra questão de violação dos direitos dos servidores foi tratada durante o encontro. O diretor jurídico, Evélson Euzébio da Silva, informou ao secretário de saúde que a gratificação de insalubridade também não está sendo paga de forma voluntária para os servidores do Ministério da Saúde cedidos que trabalham nos hospitais da rede estadual. Segundo, a denúncia do diretor, alguns servidores recorreram de forma individual à Justiça para garantir o pagamento devido. Ao ser informado do assunto, o secretário Marcos Pacheco solicitou que fosse uma comunicação formal para que possa que sejam feitas as devidas averiguações.

Fonte: Sintsprev/MA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário