11 de novembro de 2015

Trabalhadores da EBC deflagram greve por tempo indeterminado



Após mais uma rodada de negociações frustrada pela intransigência do governo, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação foram obrigados a endurecer e entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em Assembleia Geral no último dia 05 de novembro e a categoria aderiu maciçamente paralisando completamente suas atividades. A paralisação está acontecendo desde as 6h de ontem, 10, no frente da EBC, no Bom Milagre.

Os trabalhadores da EBC já estavam em estado de greve desde o dia 26 de outubro, por conta de não aceitarem a contraproposta apresentada pela Empresa em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 (ACT 2015/2016).

A proposta dos trabalhadores é que haja uma reposição de acordo com o IPCA + R$ 450,00 linear de ganho real para todos (nível médio e superior). O governo primeiro ofereceu apenas 2,5% de reposição, o que foi rejeitado de imediato pelos trabalhadores. Agora, o governo voltou a fazer uma proposta de somente 3,5%, que os trabalhadores entenderam como indecente, pois está muito longe do que poderia ser considerada uma oferta séria.

“Nós entendemos que o momento econômico não é favorável, mas, não aceitaremos pagar por uma conta que não é nossa. Sabemos que é difícil manter o grande número de cargos para apadrinhamento político e ao mesmo tempo ter que pagar um salario justo para os trabalhadores que realmente constroem essa Empresa. Essa é uma realidade” disse Rubem Jayron, funcionário da EBC no Maranhão.
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Maranhão – Sindsep/MA está junto com os trabalhadores em mais essa luta por melhores condições de trabalho e claro, por melhorias pecuniárias.
“Não podemos aceitar uma proposta indecente dessas que não repõe sequer a inflação do período. O Sindsep está aqui de mãos dadas com os trabalhadores e daremos toda a estrutura necessária para o enfrentamento com o governo”, disse Raimundo Pereira, diretor de Administração e Finanças do Sindsep/MA.

O movimento tem o apoio também da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert), que enviou como representantes o coordenador, José Antônio Jesus da Silva, o secretário de política sindical, Fernando Cabral, e o tesoureiro, Jota Filho, para em conjunto com o Sindsep fortalecer o movimento paredista dos trabalhadores da EBC no Maranhão.

Os trabalhadores esperam que, com a coesão do movimento em todas as praças onde a EBC está presente (Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), o governo volte atrás e procure a categoria com uma proposta negociável.

Fonte: sindsep

Nenhum comentário:

Postar um comentário