30 de novembro de 2015

Diretores de Imperatriz visitam órgãos e convidam servidores para a festa de 25 anos de fundação da entidade


Os diretores do Sindsep/MA, João Carvalho Parrião, Cícero Rodrigues Noleto e Adaci Batista Campos (Regional de Imperatriz); em conjunto com Raimundo Pereira de Souza (Secretaria de Administração, Patrimônio e Finanças) e Rilton César dos Anjos Costa (Secretaria de Saúde, Segurança e Meio Ambiente), visitaram os órgãos de Imperatriz e aproveitaram para convidar os filiados para participarem da festa de 25 anos da entidade.
O evento vai acontecer no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 11h, no Clube da Sucam, na Rua Dom Pedro II, Bacuri, em Imperatriz.
Como nasceu o Sindsep/MA
No dia 01 de novembro de 2015, O Sindsep/MA completou 25 de fundação. Mas, a entidade começou a nascer antes de 1988. Sua gestação se iniciou no interior do movimento de servidores públicos que se organizou para reivindicar a ampliação dos seus direitos durante a mobilização que fez parte da assembleia constituinte.
Acompanhando a efervescência da sociedade civil, que ressurgia com força contestando a ditadura militar e inserindo-se no movimento que originou a Central Única dos Trabalhadores – CUT, os servidores públicos buscavam o direito de sindicalização e livre organização sindical, o direito de greve, diretrizes de plano de carreiras e isonomia salarial.
A pergunta que inquietava os servidores era: por que não podemos ter sindicatos e as outras categorias profissionais podem? Assim, de um lado, os servidores buscavam o direito de organizar-se e, de outro, buscavam garantir as condições para exercer sua atividade profissional.
Durante a Constituinte, vários representantes de servidores públicos federais começaram a reunir-se no Maranhão e engendrar iniciativas para garantir a ampliação dos direitos dos servidores públicos: fazendo reuniões, visitando assembleia legislativa, viajando a Brasília.
Dessa articulação inicial, surgiu um embrião para a futura criação de um Sindicato dos Servidores Públicos Federais. Ainda que informalmente, uma espécie de Coordenação das Associações de Servidores Públicos Federais foi constituída, a qual passou a reunir-se na sede da CUT, sendo acompanhada por um dirigente da Central.
Em 1989, presidentes de várias associações de servidores públicos (ASSEDERT, Fundação Educar, Associação de Previdenciários, SUCAM, Ministério da Fazenda) organizaram a I Semana dos Servidores Públicos no Maranhão. Contando com a presença do Secretário Nacional de Formação da CUT, Jorge Lorenzetti e de representantes de várias associações; neste Seminário foi formada a Comissão Pró-Sindicato. Posteriormente, os trabalhadores do INSS e ex-INAMPS resolveram criar seu sindicato específico, o Sintsprev/MA. Mas, as Associações continuaram a articulação para a criação do Sindicato Geral.
Em 1989, havia um fato marcante na história dos trabalhadores: pela primeira vez, após a ditadura militar, estavam sendo realizadas eleições diretas para Presidente da República. Luís Inácio Lula da Silva, o Lula, estava disputando as eleições e chegou ao segundo turno, junto com a candidatura conservadora de Fernando Collor de Melo. A Comissão Pró-Sindicato buscou contribuir nesse processo, realizando as prévias eleitorais na categoria. Mais de 80% dos participantes das prévias indicaram o seu voto em Lula. Esta atuação mostrava que o movimento que daria origem ao Sindsep/MA entendia a política como dimensão constitutiva e essencial na luta sindical.
Nesse ano, os servidores do país inteiro discutiam a necessidade de criação de uma entidade nacional de servidores públicos. Foi realizado o I Congresso Nacional de Servidores Públicos Federais, em Brasília, da qual participaram os representantes do Maranhão, sendo deliberada a criação de uma Intersindical de Servidores Públicos.
Em 1990, deliberou-se pela criação da CONDSEF. Simultaneamente, prosseguia a articulação para a criação do Sindsep no Maranhão. Após a criação do Sintsprev, que organizava apenas trabalhadores da saúde e previdência, iniciou-se o debate para a incorporação dos servidores da SUCAM e FSESP (atual FUNASA) naquele Sindicato.
Como parte do processo deliberativo, realizou-se um Seminário com os servidores daqueles órgãos, envolvendo os representantes da Comissão Pró-Sindicato e do Sintsprev. Após o debate, os servidores da SUCAM e FSESP optaram pela filiação ao Sindicato geral que seria fundado até o final do ano. Nascendo assim, em 1 de novembro de 1990, o Sindsep/MA.

Fonte: sindsep/Ma
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário