13 de novembro de 2015

TRABALHADORES DA EBC INTENSIFICAM MOVIMENTO GREVISTA

Demonstrando força e coesão, os trabalhadores da EBC no Maranhão aumentaram a mobilização e começaram um apitaço em frente à sede da empresa desde as primeiras horas da manhã quarta-feira.
Ainda sem qualquer posicionamento novo do governo sobre a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT/EBC, os trabalhadores estão fortalecendo o movimento paredista buscando novas adesões a cada dia.

Durante o período da manhã os trabalhadores ficaram concentrados em frente à sede. Em determinado momento todos se juntaram e fizeram uma incursão por todos os setores da empresa, fazendo apitaço e pedindo a união de todos no fortalecimento da greve.

“Essa é uma luta de todos e nós estamos reivindicando não só reposição salarial. Estamos lutando também por melhores condições de trabalho para todos”, disse Héveny Araújo, trabalhadora da EBC- Maranhão.

Estão sendo planejadas e executadas várias atividades todos os dias no intuito de informar e mobilizar a categoria, inclusive, para evitar e enfrentar o assedio das chefias. O Sindicato e a categoria não irão aceitar esse tipo de atitude antisindical, e que se a ações persistirem será feita um denúncia formal ao Ministério Público do Trabalho.

“Nós repudiamos esse tipo de atitude e não aceitaremos passivamente qualquer desrespeito aos direitos dos trabalhadores. Não podemos aceitar qualquer retrocesso, seja de natureza pecuniária ou de qualquer outro direito dos trabalhadores” disse Raimundo Pereira, diretor de Administração e Finanças do Sindsep/MA.

Reunião com a Superintendência da EBC no Maranhão
No período da tarde os representantes das entidades e os trabalhadores se reuniram com o Superintendente da EBC, Jones Braga, para tratarem sobre a questão da prática de assédio moral dentro da empresa neste período de greve por tempo indeterminado.

Após ouvir a comitiva, o Superintendente informou que a orientação repassada pela Direção da EBC era de civilidade e reconhecimento em relação ao movimento paredista, que de acordo com ele, a empresa classificou como legitimo. Ainda segundo Jones Braga, a mobilização grevista por tempo indeterminado é uma ferramenta de pressão que os trabalhadores possuem dentro do processo de negociação, sendo, conforme ele enfatizou, respaldada pela Constituição Federal de 1988.

O Superintendente informou aos representantes das entidades e para os trabalhadores, que iria reiterar aos coordenadores as orientações repassadas pela Direção da EBC, estabelecendo o grau de civilidade e de legitimidade do processo, condenando assim, toda e qualquer forma de assédio moral.
Para os representantes das entidades e para os trabalhadores, a reunião com o Superintendente foi bastante salutar, já que outros pontos de diálogo foram abertos durante a reunião. A comitiva destacou a intenção da Superintendência da EBC no Maranhão, em buscar o diálogo com os trabalhadores através da instauração de um “grupo de trabalho” para discutirem pontos estratégicos ligados diretamente à melhoria nas condições de trabalho, o que consequentemente irá refletir no bom funcionamento da Empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário