18 de novembro de 2015

Julio Pinheiro ressalta importância de investimentos em escolas

Julio Pinheiro acompanha autorização de reformas em escola20151117_2791 to webgovernador do estado, Flávio Dino, autorizou, nesta terça-feira (17), no Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo estadual, a reforma de 60 escolas da rede estadual. A assinatura dos contratos com as construtoras envolveu cerca R$ 90 milhões e foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, que destacou a iniciativa.

O ato público do governador em reformar as escolas atende as reivindicação do Sindicato pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação e do aprendizado dos estudantes”, destacou o dirigente.

Segundo Pinheiro, somado à parte física, a sociedade ganhará no quesito qualidade, pois as unidades de ensino reformadas oferecerão mais instrumentos para o desenvolvimento dos conteúdos e aplicação prática do aprendizado em sala de aula.
“Além do aspecto material, está o imaterial, que é a oportunidade para docentes e discentes em desenvolverem as suas atividades no ambiente confortável e atraente, principais quesitos para a qualidade na educação pública. Afinal, nós defendemos a escola decente”, afirmou.
Como funcionará? Segundo o secretário de Estado de Infraestrtutra,  Clayton Noleto, um dos responsável pela reforma, em função da calendário eletivo da rede estadual e da necessidade urgente da reestruturação das unidades , a equipe do governo dividiu o programa em duas etapas. A primeira, já autorizada, será desenvolvida em 30 município, atingindo cerca de 60 escolas públicas.  As intervenções na área estrutural, hidráulica e elétrica ocorrerão sem a necessidade da paralisação das aulas.

A segunda etapa ocorrerá no período das férias escolares, quando não haverá a presença de alunos, funcionários e professores. De acordo com Clayton Noleto, a medida busca dar segurança à comunidade escola durante a execução das obras.
A ideia do governo é iniciar o ano letivo de 2016 com menos escolas em condições precárias. “Até o dia 30 de janeiro, o nosso objetivo é atingir 80 escolas para que no retorno das aulas os estudantes terem mais acesso ao conhecimento”, frisou o secretário.
Investimento no futuro. Para o governador do estado, Flávio Dino, o ato da assinatura faz  parte de um pacote de medidas para reestruturar a educação pública maranhense e segue o exemplo de regiões que priorizaram a educação pública e obtiveram sucesso. “Na história dos povos e das nações, assim como dos demais estados brasileiros, avançaram mais aqueles que souberam plantar e semear na hora certa”, ressaltou.
Segundo ele, o resultado desses esforços não será visto de imediato, porque educação é um investimento no futuro. “A educação é um investimento que precisa de paciência, porque é o investimento que vai produzir seus resultados progressivamente. Chegou a hora do Maranhão plantar uma educação digna e de qualidade para estimular os estudantes os educadores a fazerem ainda mais”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário