18 de abril de 2015

Stefem realiza manifestação de advertência e Vale convoca sindicatos para reunião


O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem) realizou na manhã desta quinta-feira, 16, na Vale, uma paralisação de advertência para informar aos trabalhadores sobre a política de demissões que está sendo trabalhada pela empresa.

Na ocasião, centenas de trabalhadores desceram dos ônibus a pedido dos diretores do Stefem, demonstrando dessa forma o engajamento da categoria com a luta do Sindicato contra as demissões promovidas pela Vale.

Durante a paralisação o presidente do Stefem, Lúcio Azevedo, explicou o cenário econômico apontado pela Vale, ponderando a existência de uma crise instalada dentro do setor da mineração. Entretanto, o Presidente defendeu que outras medidas podem ser tomadas pela empresa, não sendo as demissões, a única alternativa encontrada para contornar a tão famigerada crise difundida com tom apocalíptico pela empresa.

O Sindicato voltou a ressaltar ser sumariamente contra as demissões, defendendo que seja estabelecido um canal de discussão com a Vale, para que seja apresentado um projeto que tenha em sua essência a diminuição de danos aos trabalhadores, garantindo dessa forma a empregabilidade dos trabalhadores.

A paralisação de advertência realizada ontem, 16, demonstrou que o Stefem está atento ao cenário internacional, ao qual, fez uma análise conjuntural que lhe proporcionou defender alternativas, que não seja, radicalizar o processo das relações de trabalho, como vem sendo difundido pela Vale, que vem trabalhando demissões sumárias de trabalhadores como consequência de uma recessão econômica que não foi criada pela categoria.


Fonte:Stefem

Nenhum comentário:

Postar um comentário