17 de março de 2015

Comitiva do SINTSPREV-MA se reúne com Gerência do INSS São Luís


Uma comitiva do Sindicado dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado Maranhão se reuniu com a Gerência Executiva do INSS, em São Luís. A pauta da reunião teve como principal objetivo reivindicar melhorias físicas e das condições de trabalho dos servidores do órgãos nas agências do INSS em vários municípios maranhenses. “Esta é a segunda vez que a nossa gestão se reúne com a Gerência do INSS aqui em São Luís. Estivemos aqui em junho de 2014 e poucos avanços foram diagnosticados em nossas visitas periódicas às agências, principalmente, no interior. Mais uma vez estamos trazendo relatos dos servidores e buscando o diálogo para solucionar os problemas mais emergenciais”, esclareceu a diretora da Secretaria de Administração e Finanças, Rose Durans.

Estiveram presentes na comitiva do Sindicato, o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Evélson Euzébio Penha Silva; a diretora de Formação e Política Sindical, Maria da Penha Lima Figueiredo e o assessor político, Ribamar Araújo. Entre as reivindicações mais emergentes estão as melhorias físicas da agência do INSS no município de Viana, na Baixada Maranhense. “O relatório da visita que fizemos em Viana necessita de uma resposta emergencial do órgão, porque, além, da precariedade da estrutura física, os servidores estão trabalhando em condições insalubres”, pontuou Evélson.

A necessidade de abertura de concurso público em substituição aos servidores aposentados e para composição de corpo funcional das novas agências que devem ser inauguradas em 2015, também, foram pontos questionados na reunião. “A realização de novo concurso é mais que necessária porque os servidores do INSS em algumas agências trabalham com sobrecarga de atendimento, realizando uma média de 50 a 60 atendimentos por dia, o que não é saudável à saúde do trabalhador; sem contar, a pressão psicológica que alguns trabalham conforme recebemos denúncias no Sindicato”, destacou a diretora Maria da Penha Lima Figueiredo.

O gerente executivo substituto da Gerência do INSS em São Luís, Marco Rabelo, se comprometeu em tomar as primeiras medidas emergenciais possíveis, como checar junto ao setor de logística a entrega de material de consumo e as melhorias prediais mais urgentes. “Já encaminho com vocês uma próxima reunião para o dia 30 de março, com o objetivo de apresentar os resultados destas reivindicações. Algumas já foram sanadas e as que puderem serem feitas de forma mais imediata, serão realizadas”, afirmou.

Novas reuniões similares devem ser feitas, também, com a Gerência do INSS em Imperatriz para tratar das agências do órgãos sob aquela jurisdição.

Fonte: ascom/sintsprev

Nenhum comentário:

Postar um comentário