10 de março de 2015

Governo e sociedade devem discutir juntos como garantir sustentabilidade da Previdência

A sociedade precisa discutir meios para garantir a sustentabilidade de instituições como a Previdência Social, afirmou nesta segunda-feira (9), o ministro Carlos Eduardo Gabas, da Previdência Social. Ele ressalvou, no entanto, que uma ação de sucesso depende da participação do poder público.
As afirmações foram feitas durante a abertura da 2ª. Semana Nacional de Educação Financeira, evento que contou com a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy; do presidente do Banco Central em exercício, Anthero de Moraes Meirelles e representantes dos ministérios da Justiça e da Educação.
 Gabas ressaltou a importância da educação financeira e previdenciária na vida das pessoas. “Na Previdência, fizemos, nos últimos dez anos, mais de 80 mil ações com o Programa de Educação Previdenciária. Alcançamos mais de dez milhões de pessoas. E têm mais de 100 mil pessoas formadas como disseminadoras. Então, nós precisamos de um movimento organizado da sociedade e do governo para ampliarmos a cultura da educação previdenciária, a cultura da poupança”, afirmou Gabas.
Com mais de 350 ações cadastradas, o foco da edição da semana deste ano é a disseminação da educação financeira nas escolas – ensino médio. Quase 3 mil instituições em todo o País vão receber material didático desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
Semana
O objetivo da Semana ENEF é promover a educação financeira e previdenciária da população e permitir uma tomada de decisão mais consciente dos consumidores. O programa previsto para este ano foi testado em projeto piloto e teve os resultados apresentados na cerimônia de abertura do evento. Alunos e professores deram depoimento da experiência positiva que viveram e da mudança nas finanças pessoais e da família.
O projeto também foi testado e aprovado pelo Banco Mundial e ganhou um prêmio internacional da Child and Youth Finance International (CYFI). Foram premiados, ainda, jovens de diferentes estados do País que desenvolveram jogos educativos de educação financeira. 
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Previdência

Nenhum comentário:

Postar um comentário