30 de março de 2015

SINDJUS-MA comemora 21 anos durante a Assembleia de Prestação de Contas


Com a participação massiva de seus associados, provenientes de várias Comarcas do Estado, a Assembleia Geral Anual de Prestação de Contas do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS-MA) foi realizada sábado, 28/03, na Associação do Pessoal da Caixa - APCEF, no Bairro do Calhau, em São Luís.

O encontro serviu também para comemorar os 21 anos de fundação da entidade com uma programação especial.


O evento foi marcado pela presença do Presidente Aníbal Lins; o Vice-presidente Fredson Costa; o Tesoureiro, Fagner Damasceno; o Secretário Geral, Márcio Luís Andrade; o Segundo Secretário, Pedro Davi; o Secretário de Comunicação Artur Estevam; o Secretário de Cultura e Promoção Social, George dos Santos; o Secretário de Assuntos Jurídicos, Rivelino Pereira; a Secretária de Patrimônio, Janira Ferreira; e pelo Secretário de Esporte e Lazer, Antonio Francisco Coutinho. O Conselho Fiscal da Entidade foi representado por Andre Nepomuceno, Rômulo de Sousa e Lívio Túlio. Além da Assessoria Contábil, que é de responsabilidade da Modelo Contabilidade.


 Informes do Jurídico

Antes da prestação de contas, os advogados do SINDJUS-MA, Pedro Duailibe Mascarenhas e Alcebíades Dantas, destacaram as ações que estão em tramitação no Judiciário.  

O advogado Pedro Duailibe falou sobre a Ação de Desrespeito de Preceito Fundamental, ADPF 317, que está em tramitação no Supremo Tribunal Federal-STF, na qual o Governo do Maranhão tenta anular as ações de cobrança do reajuste de 21,7% aos servidores de nível fundamental e médio. “Esses 21,7% se referem a uma reposição de quase dez anos. Esse dinheiro foi tirado de vocês e tem que ser reposto. Essa ação, além de legal, é uma reivindicação justa para todos os servidores”, comentou o advogado Pedro Dualibe.

O Presidente do SINDJUS-MA Aníbal Lins ainda informou aos servidores que os sindicatos de servidores públicos estaduais decidiram se unir para cobrar do Governo do Estado que envie para a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão – Alema - Projeto de Lei que garanta a Reposição Inflacionária de 6,4%, com efeitos retroativos a janeiro de 2015, para todo o funcionalismo. “Iremos lutar juntos pela reposição inflacionária, que é de direito dos servidores, e pela extinção das ações de ilegalidade das nossas greves”, disse Aníbal Lins, Presidente do SINDJUS-MA.

O Secretário Geral Márcio Luís Andrade informou aos servidores sobre a audiência realizada entre o Sindjus e o Secretário da Previdência-Segep Felipe Camarão para tratar dos aposentados e pensionistas. “Estivemos reunidos com o Secretário e já temos a confirmação que todos os servidores filiados receberão o índice de 11,98% da URV com ou sem paridade legal, bem como os 21,7% e os retroativos dos 4,3%”, disse Márcio Luís Andrade.
 

Prestação de Contas

Fagner Damasceno, Tesoureiro do SINDJUS-MA, fez uma breve apresentação sobre a importância da divulgação aos servidores da prestação de contas do Sindicato. “Esse é um momento em que os associados podem conferir o que foi feito com os recursos recebidos dos servidores e como o Sindicato aplica essas verbas para melhorar a vida dos servidores associados”, explicou o Tesoureiro.

A prestação de contas foi apresentada pelo contador Domingos Bispo, representante da MODELO Contabilidade, que presta assessoria contábil ao SINDJUS-MA. O representante apresentou a tabela e explicou em blocos o detalhadamente da planilha de receitas e despesas do Sindicato no ano de 2014.


Para facilitar o entendimento da apresentação da Prestação de Contas, cada servidor recebeu uma cartilha informativa com o relatório de atividades do Exercício Financeiro de 2014.

Edileuza Freitas, auxiliar judiciária da Comarca de Zé doca, viajou mais de trezentos quilômetros para participar da Assembleia  Geral de Prestação de Contas. “É importante o servidor participar da prestação de contas porque ele acompanha o que aconteceu no ano anterior. E também para divulgar o trabalho do SINDJUS-MA. Assim conseguimos mais adesões e mostramos que o Sindicato está empenhado e lutando nas reivindicações para os servidores.”, declarou a servidora.


O Presidente do Conselho Fiscal do Sindicato Lívio Túlio disse que “o Conselho Fiscal representa os servidores da entidade e por isso agimos para garantir uma gestão dos recursos de forma transparente e justa em prol da categoria”. Ao término da Assembleia os servidores aprovaram a Prestação de Contas de 2014, por unanimidade.


Torneio Esportivo

O Secretário de Esportes Antonio Coutinho informou aos servidores durante a Assembleia que no próximo mês será aberto um torneio esportivo de futebol de campo nas sedes recreativas da Entidade localizada em São Luís, na Estrada da Raposa e em Imperatriz. “As inscrições do torneio serão recebidas pelo site do SINDJUS-MA e os três primeiros lugares que ganharem o torneio receberão prêmios. Temos dois ambientes de lazer e queremos que os servidores aproveitem cada vez mais”, disse o sindicalista.

21 anos do SINDJUS-MA

As comemorações dos 21 anos do SINDJUS-MA foram marcadas com várias ações que proporcionaram uma grande integração entre os servidores.
No hall de entrada foi organizado um stand onde os servidores tiraram fotos com placas alusivas aos 21 anos. Essa fotos serão postadas na Fan Page da entidade e a foto mais curtida de acordo com o regulamento concorrerá a prêmios. Também foi realizado o SindQuiz com perguntas referentes ao Sindicato e os servidores que acertaram as perguntas também foram contemplados com brindes.

Durante o evento, foram sorteados 21 prêmios em alusão aos 21 anos do SINDJUS-MA. Os servidores sorteados receberam dois cheques no valor de mil reais, e quatro no valor de quinhentos reais, cinco celulares, e dez kits do boticário.


A festa foi encerrada com a banda Argumento e um DJ de música eletrônica.



Fonte: Sindjus/MA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário